Luso-Tropicalismo e Comunidade de Expressão Portuguesa



AGUIAR, Fernando, "Nos Caminhos de África. Influência do Homem Português no Sentido Universal das Gentes Africana e Brasileira e ainda dos Povos do Oriente", in Actas do V Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, vol. I, Coimbra, 1964, 115-120.
CHICCA, Giuseppe, "Difusione e Perpetuitá di una Civiltá ", in Actas do V Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, vol. I, Coimbra, 1964, 159-176.
CORTESÃO, Jaime, Camões e o Descobrimento do Mundo , Conferência Realizada no Rio de Janeiro no Instituto de Estudos Portugueses, Lisboa: Seara Nova, 1944.
CORTESÃO, Jaime, O Humanismo Universalista dos Portugueses, [O.C., vol. VI], Lisboa: Portugália, 1965.
FREYRE, Gilberto, Aventura e Rotina. Sugestões de uma Viagem à Procura das Constantes Portuguesas de Caráter e Ação, Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio, 1953.
FREYRE, Gilberto, Na Bahia em 1943, Rio de Janeiro, 1944.
FREYRE, Gilberto, O Luso e o Trópico. Sugestões em Torno dos Métodos Portugueses de Integração de Povos Autóctones e de Culturas Diferentes da Europeia num Complexo Novo de Civilização: o Luso-Tropical, Lisboa: CCVCMIDH, 1961.
FREYRE, Gilberto, Um Brasileiro em Terras Portuguesas. Introdução a uma Possível Luso-Tropicologia Acompanhada de Conferencias e Discursos Proferidos em Portugal e em Terras Lusitanas e Ex-Lusitanas da Ásia, da África e do Atlântico, Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio, 1953.
FREYRE, Gilberto, Uma Cultura Ameaçada: a Luso-Brasileira, Recife, 1940.
GONÇALVES, José Júlio, Portugal no Mundo, Lisboa: SGL, 1967.
MOREIRA, Adriano, "Contribuições de Portugal para a Valorização do Homem no Ultramar", in Ensaios, Lisboa: JIU, 1960, 9-25 (Estudos de Ciências Políticas e Sociais, n. 34).
PERES, Damião, Sentido Universal da Expansão Portuguesa. Discurso Proferido no Real Gabinete Português de Leitura, na Noite de 10 de Junho de 1949, Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 1951.
RIBEIRO, Orlando, Destinos do Ultramar, Lisboa: Livros Horizonte, 1975.
SÉRGIO, António , "Para a Definição da Aspiração Comum dos Povos Luso Descendentes", in Ensaios, vol. VI, 3 ed., Lisboa: Sá da Costa, 1980, 161-175.
SOUSA, Ida Penim de Almeida e, Contribuição dos Portugueses para o Conhecimento do Mundo: Povoamento e Colonização, Lisboa: Instituto de Odivelas, 1989.
SYLVAN, Fernando, "Perspectivas Universais do Fusionismo Brasileiro", in Actas do V Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, vol. I, Coimbra, 1964, 535 sq..
THOMAZ, Luís Filipe Reis, "Colonização e Juízo Histórico", Communio - Revista Internacional Católica, Lisboa, 1984, ano I, (3).

Veja ainda::