The
Nautical
Archaeology
Digital Library

Caravela 12 Rumos

Transcription Francisco Contente Domingues.

Regimento pera hu~a Carauela de doze rumos.

Tera de pontal dez palmos, terà de couado a couado noue palmos arepiara ao couado [fl. 24v] meo palmo de uara, de boca tera vinte e outo palmos de goa, de delgado dez palmos, tera a roda de proa dalto polla esquadria vinte e cinco palmos, terà de lançamento vinte palmos. Rodarão com vinte e tres, o graminho terà dalto aquillo que acharem no delgado repartido em seis partes, h~ua sera altura do graminho de popa, e repartirão em tres partes h~ua pera o abatimento da madeira, terà de codaste vinte e cinco palmos medidos polla esquadria e de lançamento outo palmos, e hum terço de palmos, e o gio de largo tera a metade da bocca, as valizas de popa em altura de seis palmos, e recolhera hum palmo pera dentro, as abobadas quanto tiuerem d’alto tanto lançarão medido sobre o gio. A sinta a proa serà pregada em altura de dezouto palmos, e na popa por baixo do gio, a escotilha serà feita auante cinco latas do mastro, o esporão tera vinte palmos de comprido, terà dez pares na forma galiuarão, e tres por hum ponto, assentarão a cauerna mestra na quilha no meo dos lançamentos repartirão a madeira de maneira, que fique almogama afastada do couce de proa tres palmos, terà o graminho de proa hum palmo de goa dalto, a quilha terà dalto hum palmo de goa e de groço hum de uara, a popa hum pao – 1 Apostareos 26 paos/ Cauernas 24 picas pera proa 50 / Arebecado 58 Pes de Carneiro pera porão 12 / Carlinga h~ua 1 / Couces dous 2 Peças de roda 2 / Peça de quilha 4 / Codaste 1 / Porcas 5 / Os carros de bombas 2 / Gio 1 / Sobrequilha 8 / Dormentes 25 / Enchimentos de proa 13 / Astes pera elles 26 / Abita 1 / Aposturas 1020 / Cabrestante 1 / Contradormentes 30 / Curuas do conues e raues 100 / São todos estes paos de sobro de que faz soma 1440 / Madeira de pinho para o leme 2 / Virotes pera popa e proa 93 / Latas e cordas 120 / Pès de carneiro 64. Soma esta madeira de pinho 279 paos / As taboas pera o fundo 16 duzias. Pera adragas, e coceiras 5 duzias / Tàboas pera as alcaxas 30 duzias / A se mister de taboas 51 duzias.

References

Fonte

Livro de Traças de Carpintaria, BA, cod. 52-XIV-21, fls. 24-24v.

Publicação

1934 – FONSECA, Henrique Quirino da, A Caravela Portuguesa e a Prioridade Técnica das Navegações Henriquinas, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1934. Reedição: 2 vols., Lisboa, Ministério da Marinha, 1978, vol. I, p. 271.

1995 – Livro de Traças de Carpintaria por Manoel Fernandez. Transcrição e Tradução em Inglês, Lisboa, Academia de Marinha, pp. 57-58.

2000 – Domingues, Francisco Contente, Os navios da expansão, Dissertacao de doutoramento em Historia da Expansão Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, preparada sob a orientacao do Professor Doutor Antônio Dias Farinha, Lisbon, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2004 – Francisco Contente Domingues, Os navios do mar oceano, Lisbon, Centro de História dos Descobrimentos.